-
Arquitetos: Lez Arquitetura
- Área: 48 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Joana França
-
Fabricantes: Decortiles, Ladrilho Hidráulico, Objeto Casa, Piso Vinílico, Tintas Coral
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Apê Oliva é um duplex com área total de 48m², localizado na região do Guará, em Brasília-DF. O cliente, um jovem solteiro que sonhava com seu primeiro apartamento do seu jeitinho, pediu que fizéssemos um apê convidativo, alegre, simples e, claro, diferente. A primeira demanda foi a colocação de uma rede na sala, no pavimento inferior. Sugerimos um modelo individual no formato de cadeira suspensa fixada na laje, no coração da área social. Um sofá-cama pequeno e confortável permite transformar o espaço de estar em quarto de hóspedes quando necessário.
O grande destaque do projeto é a cozinha colorida. Pintamos teto, porta e paredes com a cor Sálvia de Verão, da Coral Tintas, que é um verde acinzentado. Para criar a sensação de um volume único, escolhendo para o piso um ladrilho hidráulico com um tom de verde semelhante ao das paredes, delimitando visualmente o espaço. A marcenaria branca com topo em compensado de madeira guarda os equipamentos e utensílios da cozinha. Para acompanhar a rotina do cliente, desenhamos uma bancada executada em concreto aparente com pés metálicos, que faz o papel de mesa.
Usamos a mesma solução de bancada em concreto aparente para criar o rack de apoio para televisão que também tem a função de banco e ocupa a área abaixo da escada. Desenhamos a marcenaria com gavetões, gavetas e nichos amadeirados para dar ritmo ao mobiliário. No projeto original do apartamento, o mezanino ocupava metade do pavimento superior. Decidimos estendê-lo até o final, aumentando sua área e destinando o pavimento inferior inteiramente ao uso social. Por meio da integração proposta entre os ambientes, o projeto otimiza e propõe diversos usos a cada um dos espaços.
Para minimizar custos e evitar desperdício, aproveitamos a estrutura da escada existente, mudando apenas sua cor e o corrimão, para harmonizar com os demais itens do projeto. Ao subir, encontramos o closet revestido com espelhos, que aumentam a sensação de amplitude e ajudam na iluminação natural. No banheiro da suíte, substituímos a parede de alvenaria com porta de giro convencional pela esquadria de alumínio preto com vidro incolor, ganhando mais espaço interno e melhorando a iluminação. Revestimos a área seca com azulejos brancos e as paredes do box com porcelanato grafite, criando um contraste interessante de luz e cor. A bancada com cuba esculpida foi executada em granito branco São Paulo com acabamento escovado sustentada por um gabinete em estrutura metálica preta.
No quarto, criamos um painel com ripas de madeira vazadas para separar o dormitório da área de home office, evitando criar uma barreira visual pesada, aproveitamos também para solucionar uma cabeceira para a cama. Assim, o pavimento superior, agora com o dobro de espaço, acomoda a parte íntima do apartamento, com o quarto, home office, closet e banheiro.